Return to site

Digitalização e tecnologias inteligentes de produção são fundamentais para recuperar competitividade

Digitalização e tecnologias inteligentes de produção são fundamentais para recuperar competitividade durante Fórum da Amcham (American Chamber of Commerce for Brazil)

Para Celso Luis Placeres, diretor de engenharia de manufatura da Volkswagen para a América do Sul, investir em inovação e inteligência analítica é a forma de recuperar a competitividade da indústria automotiva nacional, que era uma das mais eficientes do mundo há alguns anos.

“Em 2008, estávamos na vanguarda e tínhamos a 5ª maior indústria automobilística do mundo. Hoje, somos a 29ª. Se não buscarmos competitividade através de digitalização e uso inteligente da tecnologia, não sobreviveremos à desindustrialização e ao mundo globalizado”, afirma, no Fórum ‘Indústria 4.0: A era da manufatura avançada’, da Amcham – São Paulo na quarta-feira (19/7).

 

Também participaram do debate Daniel da Rosa, CEO da unidade Steering da thyssenkrupp, Edouard Mekhalian, diretor-gerente da KUKA Roboter, e Marcio Mariano Jr., CEO da startup Forsee.

A indústria automobilística é estratégica, pois agrega produtos de outros setores, como eletrônica, plásticos e design. Dessa forma, influencia o desenvolvimento de uma ampla cadeia produtiva.

Placeres sugere que indústria automobilística se reinvente com tecnologia e produtividade, entrando na era da Indústria 4.0 [produção mais eficiente e customizada a partir da junção entre robotização e tecnologias analíticas de dados].

Para ele, a produção inteligente está acessível a qualquer empresa. “As tecnologias de comunicação de hoje são comuns, praticamente commodities. Os robôs, por exemplo, estão sendo cada vez mais usados e seu custo vem caindo. Ou seja, a eficiência de uma fábrica inteligente virá da forma como a tecnologia será usada”, argumenta Placeres.

Há muito espaço para automação industrial, afirma Mekhalian, da KUKA Roboter. No Brasil, o uso de robôs na produção ainda é incipiente, se comparado aos países desenvolvidos. “O Japão usa 140 mil robôs para cada dez mil trabalhadores. Aqui, são apenas 12 robôs por dez mil trabalhadores”, destaca.

Fórum Amcham Indústria 4.0 Manufatura Avancada

Robotização

Com a robotização, Mekhalian acredita que o ganho de produtividade será significativo. “Se investirmos maciçamente nessa tecnologia, não vai ser difícil o Brasil voltar a ser a sexta maior economia do mundo”, estima. Mariano, da Forsee, também destaca a necessidade de o Brasil modernizar seu parque industrial. “A média de idade das máquinas brasileiras é de 18 anos, enquanto que nos EUA, é de cinco anos”, compara.

Para ele, tecnologias de dados já tem aplicação comum na indústria, e podem oferecer soluções relativamente simples, como predições mais acuradas de demanda, consumo e suprimentos em tempo real. “Também dá para calcular formas de redução de consumo de energia e água, por exemplo.”

Mariano chama a atenção para o desenvolvimento de profissionais e cultura empresarial voltada à inovação. “A tecnologia é conhecida e está dominada. O uso dela e a visão da liderança nesse tema são os principais desafios.”

Rosa, da thyssenkrupp, destaca a necessidade de capacitação de profissionais para operar novos sistemas de gestão e inteligência analítica. “A tecnologia está disponível, mas tirar todo o proveito dos conceitos de Indústria 4.0 depende de muita preparação.”

Como exemplo, Rosa cita a aplicação de internet das coisas em elevadores. O uso de cabines equipadas com sensores permite aos operadores monitorar o funcionamento do aparelho e diminuir custos de manutenção, em função da previsibilidade maior de operação. A coleta de dados de uso possibilita ainda criar algoritmos e inteligência artificial para “aprender” mais sobre o produto e o consumidor. “Conhecer hábitos de clientes e as condições de uso são a base para inovações em produtos e serviços”, de acordo com o executivo.

Fonte: http://www.amcham.com.br/competitividade-brasil/noticias/digitalizacao-e-tecnologias-inteligentes-de-producao-sao-fundamentais-para-recuperar-competitividade-121.html

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly